Blog iniciante: quais caminhos trilhar para uma boa visibilidade?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Se você resolveu adentrar ao universo dos blogs, mas não sabe o que fazer para que os leitores te encontrem: tamo junto nessa. Se você já fez o possível para tornar o seu conteúdo atraente: tamo junto, mais uma vez. Este é um universo difícil de se sentir inserido. Ainda mais pela quantidade vasta de blogs que surgem diariamente.

É difícil encontrar o apoio de empresas no início. É complicado encontrar apoio até mesmo na própria comunidade da blogosfera. Parece um duelo. Vence o melhor. Ninguém se ajuda. Se, assim como eu, você também procura maneiras de se fazer presente e não desistir do seu blog, continue a leitura deste texto e veja o que pode ser feito para melhorar o seu rankeamento nos sites de busca.

Deixo claro que não darei nenhuma fórmula mágica, onde – do nada – você terá centena de milhões de seguidores. A tarefa é árdua e, por muitas vezes, você vai pensar em desistir. Mantenha o foco. O sucesso pode chegar pra você (pra nós #oremos).

Por onde começar?

A minha busca por visibilidade só começou no final do ano passado. O meu blog vai fazer 3 anos. Claro que, no começo, eu não tinha pretensão alguma de tornar esse o “meu ganha pão”. Mas, é o que quero agora.

Um blogueiro iniciante, geralmente, não tem money no bolso para bancar os anúncios de divulgação cobrados pelo Facebook ou sites especializados. Ora, se estamos querendo ganhar dinheiro com isso, gastar – sem ter – não faz o menor sentido. Então, tente caminhar sozinho nesse começo.

  1. Divulgue seus artigos nas suas redes sociais – Mas, sem aquela conversa de “por favor, me sigam!”. O que estamos buscando não é quantidade e, sim, pessoas que realmente queiram acompanhar seu trabalho e que se interessem pelos seus textos. É bem difícil não “mendigar” essa atenção, mas seja forte.
  2. Tenha conhecimentos de SEO – ou seja, otimize seu site para os mecanismos de busca. Eu fiz duas certificações GRATUITAS pela internet. A oferecida pela HubSpoty Academy e a oferecida pela Escrever para Web. Elas têm me ajudado bastante.
  3. Pesquise páginas do mesmo nicho que o seu – eu saí fuçando pelo Facebook e encontrei algumas páginas com o mesmo público que o meu. E o que eu fiz? Fui mandando mensagem para cada membro que comentava ou curtia as publicações, apresentando meu trabalho e deixando o link da minha página. É trabalhoso, demanda um tempinho ocioso. Muuita gente me ignora. Mas, “quem não é visto, não é lembrado”. Se você não pode gastar com divulgação, essa é uma boa maneira de se fazer perceber.
  4. Compartilhe seus posts em sites de divulgação gratuita – como o Digg, que é em inglês; o Ueba, em português; e o BlogsBrasil.

Bom, com esses passos, “conquistei” uns 730 seguidores em 2 meses. O conquistei está entre aspas porque, apesar de ser um número considerável, poucos são os que acompanham – de fato – minhas publicações.

Você também vai gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *