Educação

[tab: Blogs Educacionais]

Muita informação para um blog só, não é mesmo?!
Mas, tenham paciência. Tem texto para todos os gostos e necessidades.

Se não quiserem saber nada sobre educação, pulem para a “página inicial” do Blog e deliciem-se com textos para rir e chorar, rs.

Quando estamos envoltos no ambiente educacional, começamos a nos perguntar quais as principais problemáticas e qual o papel que, de fato, a educação tem sobre as diferentes perspectivas humanas.

Você, pais, já pararam para pensar os porquês de levarem seus filhos para a escola rotineiramente? “Para serem educados”, me responderão muitos de vocês (se não todos).  Talvez vocês não considerem, mas deve haver uma fundamentação maior nesse simples ato.

Assim sendo, foi pensando em um post para fazer com que vocês mudem a maneira de pensar e que, consequentemente, mudem a maneira de seus filhos pensarem no real papel da educação e agirem de forma a valorizá-la. Mas, não seria tratar de “educação” se o post fosse indicado somente a pais e alunos. Você professor e/ou diretor, puxem suas cadeirinhas e me deem alguns minutos de sua atenção.

Dando uma passeada pela Internet, encontrei alguns blogs que tratam especificamente do mundo educacional. E indico a leitura e acompanhamento de alguns deles:

Untitled-4Blog: http://amigadapedagogia.blogspot.com.br/

Com o objetivo de compartilhar leituras e experiências da área da Pedagogia, o blog apresenta muitos textos com o intuito de fazer o professor repensar sua prática pedagógica e algumas dicas para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Sendo indicado para todos que fazem parte do ambiente educacional.

Apesar de ter achado o layout da página muito bagunçado, cheio de propagandas e deixando os posts do próprio blog em segundo plano e de não encontrar os posts datados, ha ali algumas questões que merecem nossa atenção.

O blog oferece, ainda, materiais didáticos de diversos temas/disciplinas, sendo a maioria voltada para a educação infantil.

logomarcanova - CópiaBlog: http://www.conhecereducacional.com/

Esse blog é uma fofura só. É institucional: pertence a ao Colégio (particular) Conhecer Educacional, de Mipibu, no Rio Grande do Norte. Funciona como um tipo de transparência pública, onde são mostradas as atividades desempenhadas pelos estudantes e pela equipe de professores e gestores (com direito a vídeo e tudo). Tem um painel de aniversariantes (com as fotos dos pequenos – tão guti-guti *-*) e a apresentação de toda a equipe que faz a escola “acontecer”.

Esse é o tipo de blog que todas as escolas, independente se públicas ou particulares, deviam ter. É até uma maneira de fazer com que os gestores queiram apresentar um bom trabalho ao pais e leitores do blog e instiguem a curiosidade de nossas crianças e adolescentes ao aprendizado – com aulas mais expositivas e que se encaixem à realidade de nossa sociedade tecnológica.

educatube3

Por fim, indico – também – o acesso ao blog http://educa-tube.blogspot.com.br/. O Blog indica vídeos de e para educadores, além de sugerir diversos recursos tecnológicos com fins educacionais. Já de cara, são indicados três filmes para os educadores: 3 filmes indicados aos educadores: A Cor do Paraíso e Filhos do Paraíso, de Majid Majidi (Irã) e Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornattore (Itália). São filmes que realmente fazem os professores repensarem suas práticas pedagógicas.

O escritor do blog deixa claro que é importante que a escola se automotive para depois motivar o alunado, que faça a sua autocrítica primeiro, e a partir desta, estabeleça uma proposta de inclusão educacional do professor no universo do aluno e vice-versa.
É um blog para acesso de todos os educadores, alunos e comunidade de modo que analisem papel social de cada um no ambiente escolar e comunitário.

[tab: Sistemas Acadêmico-Administrativos]

Para que ocorra uma gestão concreta de uma escola/instituição, é necessário que o gestor saiba escolher as melhores ferramentas e pessoal para auxiliá-lo nessa tarefa. Assim sendo, aqui darei algumas dicas de Sistemas Acadêmico-Administrativos que facilitarão os diferentes processos educacionais:

1

O Academic Escolar é descrito como um sistema para gerenciamento das rotinas administrativas e pedagógicas das instituições de ensino.

O Sistema tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento escolar do aluno, emitindo relatórios para avaliação da coordenação pedagógica e reunindo informações necessárias ao cumprimento da legislação escolar.

Também tem o objetivo de gerenciar as rotinas da arrecadação e cobrança, acompanhando a vida financeira do aluno, possibilitando consultas e emissões de relatórios informativos, emissões de cartas de notificação de atrasos e declarações de pagamentos, além de emissões de relatórios gerenciais e documentos exigidos para contabilização. Tudo isso integrado à ferramentas como Microsoft Word e Microsoft Excel, com envio automático de e-mail.

bbimagehandler

Escola1.ADM é descrito como o mais moderno sistema disponível no mercado nacional para Gestão Acadêmica e Administrativa de redes ou grupos constituídos por diversas instituições de ensino ou unidades geograficamente dispersas.

É totalmente operado pela Internet, através de um navegador comum, e comercializado em modelo de Software como Serviço (SaaS), possuindo recursos de segurança avançados que permitem uma operação com alta confiabilidade e custo reduzido.

O Sistema controla os principais processos e departamentos de uma Instituição de Ensino, através de um conjunto abrangente de Módulos integrados e parametrizáveis.

Estas características permitem a criação de Soluções de Gestão, personalizadas, seguras e flexíveis para quaisquer tipos ou modalidades de Instituição de Ensino.

[tab: Software Educacional]

Considerando que estamos trabalhando com a geração Y, não tem como falar em educação sem citar alguns dos softwares que podem ajudar nossos estudantes a aprender brincando.

Dando uma garimpada pela internet, encontrei alguns que chamaram muito minha atenção e vou compartilhar com vocês (depois de jogar, é claro!):

menino curiosoMenino Curioso é um software educacional que contém 12 atividades para crianças em fase  de alfabetização. Importante destacar que este software foi premiado como a melhor multimídia educacional na França, em 1995 e desenvolvido pelo professor José Antonio Borges (UFRJ). Inicialmente foi idealizado para pessoas com baixa visão,  portanto utiliza o som, mas pode ser  adequado para crianças com dificuldades de aprendizagem nas áreas de Linguagem e Matemática.

O software é bem divertido. As letras do alfabeto e os números são apresentados por meio de cenas engraçadas, desencadeadas a partir do momento em que a criança encontra e digita no teclado a letra escolhida no desenho da caixa aberta. Apesar de não ser um software livre, pois seu código fonte não está disponível, é freeware, ou seja, gratuito. É um arquivo (EXE), portanto para Windows, mas funciona no Linux, via Wine.

Neste link pode-se baixar diretamente o SW zipado: http://www.proinesp.ufrgs.br/softwares/curioso.zip.

O recurso de impressão das imagens possibilita a construção de jogos e atividades que permitem ir além do que se apresenta no jogo e intervir de acordo com a singularidade de cada criança.

Indico o site por conter jogos que estimulam o raciocínio das crianças e faz com que agucem o interesse pela busca do conhecimento. As possibilidades de aprendizado do software Menino Curioso abrangem não só a escrita, mas também as percepções que envolvem a fala, o saber ouvir, o momento de interagir, o reconhecimento de vogais e consoantes, números, a construção de palavras, as relações de espaço, psicomotricidade ampla e fina, entre outros. Esta é uma das formas que temos de proporcionar segurança e auxiliar a criança em sua busca constante por autonomia nos processos de aprendizagem.

menu

Zuzubalândia é uma série de TV que, através do humor, estimula a criatividade e imaginação do público infantil. O cenário é num reino todo feito de comida. Os rios são de chocolate, as montanhas de sorvete e as nuvens de algodão doce. Os carros são carrinhos de supermercado. O sol é de bala de ovo e a lua é de mel. Os habitantes escorregam em tobogãs de sorvete e pulam em camas elásticas de gelatina. A abelha Zuzu junto com Briga Deiro, Pipoca, Rei Apetite, Suspiro, Maria Mole e outros, enfrentam a terrível Bruxa Anoréxica. No programa de TV, os personagens dão conselhos sobre higiene e alimentação e ensinam a construir brinquedos com sucata. No site, a criança vai poder se divertir e aprender com os joguinhos!

É um software de exercício e prática que, com muita diversão, auxilia os pequenos a aprenderem brincando.

Os jogos educativos são meios mais  eficazes para garantia de um bom aprendizado, tanto das crianças quanto dos jovens e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *